Você está ouvindo:
Você está ouvindo:

Luis Miguel Farias y Cristian Dappen

A cidade de Paraná, capital da Província de Entre Rios/Argentina será representada no 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul/Brasil, evento que integra Brasil, Paraguay, Argentina, Chile e Uruguai pelos duo “LUIS MIGUEL FARIAS (ACORDEON) Y CRISTIAN dAPPEN (GUITARRA).

Luis Miguel Farias é músico, professor de música e de acordeon. Já realizou vários concertos nas províncias de Entre Rios, Santa Fé, Córdoba, Buenos Aires,  e no exterior como: Brasil, Chile, Uruguai, Itália.

Em 2004, com 23 anos venceu o Concurso Nacional de Acordeão “Rubén Cena” realizado na cidade de Las Rosas (Província de Santa Fé) com um júri internacional; participou e venceu nas categorias solista e conjunto instrumental no Pré de Federal, Pré Cosquin, Pré Baradero, entre outros. Participou de festivais a nível nacional e provincial como o Festival do Mate do Paraná, o Festival Provincial de Gesso Hernandarias, o Festival Nacional de Assado com Cuero de Viale, o Ocktoberfest na Villa General Belgrano, o Festival do Pescador em Sauce Viejo, Festa Provincial do Cordeiro em San Jaime de la Frontera, Festa Nacional do Imigrante do Paraná, Festa Nacional da Avicultura de Crespo, Festa Provincial do Pão Caseiro em Molho de Luna, Festa Nacional da Apicultura da Macia, Festa Nacional de Chamamé de Federal, entre outras grandes festas nacionais e regionais.

Em 2010 conquistou o 1º lugar no “13º Concurso Sul-americano de Acordeão” que foi realizado na cidade de San Jorge (Província de Santa Fé), conquistando como prêmio o direito de representar da Argentina e a América do Sul no concurso que se realiza mundialmente na Capital Internacional do Acordeão, Castelfidardo (Itália), onde se reúne os melhores acordeonistas do mundo no prestigioso e reconhecido PIF (Prêmio Internacional de Fisarmonica – Prêmio Internacional de Acordeão) e lá obteve o 8º lugar mundial e também pôde estar presencial para o grande mundo referências do acordeão e compartilhar experiências.

Já foi reconhecido por sua cidade natal (Viale) e pela capital de Entre Rios (Paraná) por sua atividade artística, também pelo Vice-cônsul da Itália e pelo Governo da Província de Entre Rios.

Participou em diversas formações e grupos musicais com os quais gravou e em diversos palcos com músicos regionais e nacionais. Já se apresentou com grandes referências do acordeão, como Rubén Cuestas, María Cuevas, Marcelo Maddoni, Rubén Giménez, Jorge Méndez e Raúl Barboza, entre outros. Dirige atualmente o ‘”LUIS FARIAS GRUPO” que recentemente obteve o 1º Prémio de Revelação no “Festival Nacional Federal” tendo a participação na sua maior etapa em 2019, sendo convocado a abrir os palcos na edição 2020. Também em Outubro de 2019 representou a Argentina no Festival Cultural do Chamamé de Mato Groso do Sul (Brasil), o maior de nosso país irmão. Em fevereiro de 2020 conquistou o 1º Lugar na categoria Conjunto Instrumental, 1º Lugar como Melhor Proposta Artística, 1º Lugar Artistas Destacados e Menção Especial como Solista Instrumental em Gessler, Província de Santa Fé durante o concurso “Folclore para Todos”.

CRISTIAN DAPPEN (GUITARRA)

Cristian Dappen vem de uma família de violonistas,  desde criança demonstrou grande interesse pela música, é um artista nato, destacando-se na música do Litoral e no Tango com grande trajetória, é Membro do ‘’Dappen Trio’’ que acompanha inúmeras referências de músicos da região, vencedor do Pré Laborde, vencedor do Pré Federal, Pré Baradero e Pré Cosquin (Matriz). Foi professor de violino, nobre instrumento que se mistura com as mãos e com o público. Atualmente é membro do “LUIS FARIAS GRUPO” que recentemente conquistou o 1º Prémio como Revelação do  ”Festival Nacional de Federal” em seu palco principal e foi contratado para abrir o palco na edição 2020. Além disso, em outubro de 2019, representou a Argentina no Festival Cultural do Chamamé de Mato Groso do Sul (Brasil ), o maior do país vizinho.

Orivaldo Mengual, Produtor e diretor geral do Festival e Presidente do Instituto Cultural Chamamé MS.


Comentários

Voltar ao Topo