Você está ouvindo:
Você está ouvindo:

Morre Ramão Martins – O Dr. do Chamamé

CAMPO GRANDE/MS – Faleceu nas primeiras horas desta terça-feira, 26 de setembro/2023, com 71 anos, o médico, músico, compositor e político, Ramão Martins “O Dr. Do Chamamé”. O maestro estava internado no hospital CASSEMS em Campo Grande e a morte ocorreu após uma parada cardíaca, segundo informações de sua esposa, Dona Sônia.

Ramão Francisco Anis Martins, nasceu no dia 15 de agosto de 1952, em um distrito chamado Vista Alegre, no município de Maracaju, onde cresceu e viveu parte de sua vida, até iniciar seus estudos na medicina na capital sul-mato-grossense . Atualmente morava em Bodoquena, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos.

Era o único acordeonista de Mato Grosso do Sul que tocava o chamamé tradicional (raiz), um apaixonado pelo estilos do maestro curuzucuteño Tarragó Ros – “El Rey del Chamamé”. e de Don Ernesto Montiel, conhecido como o “Senhor do Acordeom”, criador do Cuarteto Santa Ana considerado um dos pioneiros do chamamé e da música litorânea.

Ramão Martins, foi Homenageado em 2015 pelo Programa A Hora do Chamamé e pelo Instituto Cultural Chamamé MS no 3º Sarau do Chamamé, recebendo uma placa das mãos de um dos diretores da Instituição, Dr. Marcondes Moreira de Sousa. O acordeonista participou de vários eventos produzidos por Orivaldo Mengual, produtor cultural e diretor presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, como Sarau do Chamamé, Encontro de Chamamezeiros de MS, Festival Cultural do Chamamé e Festival Internacional do Chamamé em Puerto Tiról, na Província do Chaco/Argentina. Gravou CDs, DVDs, sendo um DVD, seu último trabalho, realizando um sonho.

O “Dr. do Chamamé” se apresentou por várias vezes ao vivo no Programa A Hora do Chamamé, transmitido pela Educativa FM 104, 7. Sempre fez questão de se apresentar com bombacha, lenço no pescoço, bota, fazendo juz a um Chamamezeiro de Ley.

O Dr. do Chamamé, era uma referência na preservação do chamamé tradicional (raíz) no Estado. Nos deixa um legado de obras que o manterão vivo para sempre em nossos corações.  Nesse momento de dor envio um grande abraço aos seus entes queridos e à família.”

O velório ocorre em Campo Grande, na Pax Real na Avenida Bandeirantes, nº 795 e o sepultamento será logo mais as 16 horas.

Por

Orivaldo Mengual

Presidente do Instituto Cultural Chamamé MS

Produtor e Apresentador do Programa A Hora do Chamamé


Comentários

Voltar ao Topo